Meditações do Rosário

Como dizer o mistério: O rosário tem 20 mistérios (histórias do evangelho). Antes e depois da ceia, leia uma história do evangelho e diga: 1 Pai Nosso, 10 Ave Maria e 1 Glória. Nossa Mãe Santíssima dará grandes bênçãos ao seu lar.

 

Os Mistérios Alegres

 

1. A Anunciação (Lucas 1: 26-38)

Quando Maria era jovem, Deus enviou o anjo Gabriel, que disse a Maria que estava cheia da graça de Deus e que conceberia um menino chamado Jesus, que governaria para sempre. O anjo também explicou que o Espírito Santo viria sobre Maria e seu filho seria chamado o Filho de Deus. Embora Maria estivesse assustada, ela sabia que Deus queria isso, então disse: "Seja feito comigo de acordo com a palavra de Deus". Então o anjo voltou ao céu.

 

2. A Visitação (Lucas 1: 39-56)

Como o anjo Gabriel disse a Maria que sua prima, Isabel, também teria um filho (João Batista), Maria visitou Isabel. Assim que Elizabeth ouviu a saudação de Maria, o pequeno bebê em seu ventre saltou porque estava cheio do Espírito Santo. Elizabeth também estava cheia do Espírito Santo, e ela entendeu que Maria deveria ser a mãe de Deus. Ela disse: “Bendito seja você entre as mulheres e abençoado é o fruto do seu ventre. Quem sou eu para que a Mãe do meu Senhor venha a mim? Você é abençoada, Maria, porque acreditou na palavra de Deus. ”

 

3. O nascimento de Jesus (Lucas 2: 1-20 e Mateus 2: 1-12)

O imperador romano exigiu um censo. Assim, Joseph e Mary tiveram que viajar 90 milhas para Belém, para registrar seus nomes. Quando eles chegaram, não havia espaço na pousada onde os viajantes costumam ficar. Portanto, Maria deu à luz Jesus em uma manjedoura, mantida aquecida pelos animais. Além disso, os anjos apareceram para os pastores dizendo-lhes para irem a Belém. Lá, eles encontrariam a criança que era seu Senhor e Salvador.

Quando chegaram à manjedoura, disseram a Joseph e Mary o que havia acontecido. Maria sempre se lembrava das palavras deles. Mais tarde, três homens sábios vieram do leste. Uma estrela os guiou a Jerusalém e a Belém. Eles deram a Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

 

4. A apresentação no templo (Lucas 2: 22-35)

Quarenta dias após o Natal (2 de fevereiro) José e Maria apresentaram Jesus no templo para cumprir a lei judaica. Um homem chamado Simeão foi levado pelo Espírito Santo a profetizar que Jesus seria uma luz para as nações e a glória de Israel.

Ele também disse a Maria que Jesus seria um sinal de contradição e que seu próprio coração seria perfurado pelo sofrimento. Uma mulher profeta, Anna, disse a todos que a criança traria a libertação de Jerusalém.

 

5. A descoberta no templo (Lucas 2: 41-52)

Todos os anos, a Sagrada Família ia a Jerusalém (150 quilômetros de Nazaré) para o banquete da Páscoa. Quando Jesus tinha 12 anos, ele ficou no templo.

Logo, José e Maria perceberam que Jesus estava perdido e retornaram a Jerusalém. No terceiro dia, eles o encontraram no templo, falando e fazendo perguntas. Todos ficaram surpresos com o aprendizado dele. No entanto, Maria estava confusa. "Por que você fez isso conosco?" ela perguntou. Jesus respondeu: "Você não percebeu que eu tinha que estar na casa de meu pai?" respondeu Jesus. Jesus voltou com eles para Nazaré. Nos 18 anos seguintes, Jesus foi carpinteiro. Aos 30 anos, ele foi batizado e começou sua missão de pregação.

 

Mistérios da Luz

 

6. O Batismo de Jesus (Mt 3: 1-17)

João Batista pregou no rio Jordão, onde grandes multidões vieram e foram batizadas. Um dia, Jesus veio e foi batizado por João. Nesse momento, as nuvens se abriram. O Espírito Santo, na forma de uma pomba, veio sobre Jesus e Deus Pai disse: “Este é o meu Filho Amado, em quem me comprazo”. O Espírito Santo levou Jesus ao deserto, onde ele foi tentado por quarenta dias.

 

7. A festa

nupcial de Caná (João 2: 1-12) Maria, Jesus e os discípulos de Jesus foram convidados para um casamento em Caná, na Galiléia. No entanto, surgiu um problema. Eles não tinham mais vinho. Maria contou a Jesus sobre a falta de vinho e depois instruiu os garçons: "Faça o que ele mandar". Jesus mandou que enchessem seis jarros grandes com água e o levassem ao garçom. Depois de provar o vinho milagroso, o garçom se perguntou por que o noivo mantinha o melhor vinho até o fim. Esse milagre foi o primeiro sinal de Jesus e seus discípulos começaram a acreditar nele.

 

8. Jesus Prega e Cura (Marcos 1: 35-39)

Jesus reuniu seus doze apóstolos e seus discípulos (homens e mulheres) e visitou todas as cidades da Galiléia. Ele disse a todos para acreditar em Deus porque o Reino dos Céus estava chegando em breve. Para provar que o Reino estava próximo, Jesus curou muitas pessoas e até ressuscitou algumas dentre os mortos. Ele expulsou demônios e disse-lhes para ficarem quietos. As multidões cresceram e os discípulos acreditaram cada vez mais.

 

9. A Transfiguração (Mateus 17: 1-8)

Um dia, Jesus levou seus três apóstolos favoritos (Pedro, Tiago e João) a um monte alto. Quando estavam sozinhos, as roupas de Jesus ficaram extremamente brancas e todo o seu corpo foi transfigurado e seu rosto brilhou como o sol. Quando Moisés e Elias começaram a falar com Jesus, Pedro queria construir três tendas, uma para cada uma delas. Uma nuvem veio e Deus Pai disse: "Este é meu Filho Amado, ouça-o". Jesus disse aos três apóstolos para não contar a visão a ninguém até que ele ressuscitasse dos mortos.

 

10. A Última Ceia (Mateus 26: 26-30)

Na noite anterior à sua morte, Jesus reuniu seus apóstolos em Jerusalém para a Última Ceia. Durante a refeição, Jesus pegou o pão, quebrou e deu aos apóstolos dizendo: “Pegue e coma. Este é o meu corpo." Então ele pegou o cálice cheio de vinho e disse: “Pegue e beba. Este é o cálice do sangue da nova e eterna aliança que será derramada para remissão dos pecados. Faça isso em minha memória. Esta Última Ceia foi a primeira missa. Os apóstolos se tornaram sacerdotes e receberam sua Primeira Comunhão.

 

Os Mistérios Tristes

 

11. A agonia no jardim (Mateus 26: 36-46)

Após a Última Ceia, Jesus foi com seus apóstolos ao seu lugar favorito de oração, o Jardim do Getsêmani. Judas havia deixado a Última Ceia para trair Jesus e levar os soldados romanos ao Jardim. Quando Jesus chegou, ele disse aos apóstolos para orarem, mas eles adormeceram. Jesus começou a suar sangue e disse: “Ó Pai, se possível, deixe que esse sofrimento passe de mim. No entanto, não o que eu quero, mas o que você quer. Depois de três horas, Judas e os soldados vieram capturar Jesus.

 

12. O flagelo no pilar (Marcos 15: 11-15)

Pôncio Pilatos, o governador romano, não encontrou motivos para matar Jesus. No entanto, a multidão continuou gritando: “Crucifique-o. Crucifique-o. Para mantê-los calados, Pilatos libertou Barrabás, um assassino, e deu Jesus aos soldados para flagelá-lo com cílios doloridos nas costas.

 

13. A coroação de espinhos (Marcos 15: 1-20)

Esses soldados pegaram Jesus, vestiram uma capa militar e colocaram na cabeça uma coroa de espinhos. Eles zombaram dele, dizendo: “Salve, rei dos judeus”, atingindo Jesus na cabeça e cuspindo nele. Finalmente, eles novamente vestiram Jesus com sua própria túnica.

 

14. O transporte da cruz (Marcos 15: 21-22)

Quando a multidão escolheu Barrabás, Pilatos entregou Jesus aos soldados para levá-lo ao Calvário. Os soldados fizeram Jesus carregar sua cruz. Quando Jesus ficou fraco demais, eles fizeram Simão, o cireneu, ajudá-lo. Muitas mulheres da Galiléia e Jerusalém seguiram Jesus e choraram por ele.

 

15. Jesus morre na cruz (Mateus 27: 45-61)

Jesus foi pregado na cruz do meio-dia até as 15:00. Durante esse tempo, ele disse: "Tenho sede". Ele também disse ao Discípulo Amado para cuidar de sua mãe e disse ao Bom Ladrão: "Hoje você estará comigo no Paraíso." Finalmente, Jesus disse: "Está consumado" e ele desistiu de seu espírito. Seus discípulos o enterraram em uma nova cova pertencente a um homem rico, José de Arimatéia. Todos sabiam exatamente onde ele estava enterrado porque eram testemunhas oculares. Eles enterraram Jesus rapidamente porque o descanso do sábado começou ao pôr do sol.

 

Mistérios Gloriosos

 

16. A ressurreição (Mateus: 28-1-10)

Após o descanso do sábado, no domingo pela manhã, Maria Madalena e outras mulheres foram ao túmulo de Jesus. No entanto, a pedra foi retirada e um anjo os cumprimentou. “Você está procurando os vivos entre os mortos. Ele não está aqui." As mulheres estavam assustadas, mas cheias de alegria. Quando voltaram para casa, Jesus foi até eles e disse:

“Vá e peça aos meus discípulos que me encontrem na Galiléia.” Depois disso, Jesus apareceu muitas vezes a seus discípulos, para provar que ele estava vivo e instruí-los sobre o trabalho futuro deles.

 

17. Ascensão de Jesus ao céu (Lucas 24: 50-53)

Nos 40 dias seguintes, Jesus apareceu constantemente a seus discípulos. Em uma ocasião, ele chegou a 500 deles reunidos. Ele também veio a Pedro, aos dois discípulos, aos 11 apóstolos no Cenáculo, a Thomas (que duvidou a princípio) e a muitos outros. Sua última aparição foi em Betânia. Enquanto olhavam, Jesus foi levado para o céu. Um anjo apareceu aos discípulos dizendo: “Por que você ainda está olhando para o céu? Jesus retornará à Terra da mesma maneira que você o viu subir. ” Eles voltaram para Jerusalém e esperaram o Espírito Santo a quem Jesus havia prometido enviar.

 

18. O envio do Espírito (Atos dos Apóstolos 2: 1-4)

Por 9 dias, os 120 discípulos se reuniram com Maria, a mãe de Jesus, no Cenáculo. No décimo dia, (Pentecostes - 50 dias após a Páscoa), houve um barulho como um forte vento forte. Um fogo apareceu e se separou em línguas de fogo que pousaram na cabeça dos discípulos. Todos eles receberam o Espírito Santo e começaram a falar em diferentes idiomas. Logo uma grande multidão se reuniu. Pedro explicou-lhes que o povo havia cometido um erro ao crucificar Jesus. No entanto, eles poderiam receber o Espírito de Jesus se arrependessem de seus pecados e fossem batizados. 3000 pessoas foram batizadas. Neste dia, a Igreja Católica nasceu.

 

19. A Assunção de Maria

Na cruz, Jesus pediu aos amados discípulos que cuidassem de sua mãe. No final da vida de Maria, ela, o Discípulo Amado, e muitos outros formaram uma comunidade católica em Éfeso. Quando Maria chegou ao fim de sua vida (não temos certeza se ela morreu ou não), Jesus levou seu corpo e alma diretamente ao céu. Sabemos a casa exata em que isso aconteceu (você deve visitar Éfeso algum dia). O que Jesus fez por Maria, ele também fará por você. No fim do mundo, Ele o levará de corpo e alma ao céu.

 

20. Maria é rainha do céu e da terra

(Revelação 12: 1) Maria é a maior criatura de Deus. Ela está acima de todos os anjos. Quando ela chegou ao céu, ela foi feita a rainha. O Discípulo Amado escreveu que ela é a “Mulher Vestida de Sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze degraus”. Como rainha do céu e da terra, Deus lhe dá todo o poder para nos ajudar. É por isso que dizemos a Ave Maria.

 

Espero que você tenha gostado