A Chama de Amor surgiu no Brasil, por volta de 1980, em São Paulo e Rio Grande do Sul. O primeiro Santuário no Brasil foi o de Caucaia do Alto em 1998.
Atualmente no Brasil, há grupos em todos os estados e especialmente em São Paulo, onde se encontram os maiores propagadores do movimento no país. Aqui existem 5 Santuários dedicados a CHAMA DE AMOR.
O movimento da Chama de Amor já atinge mais de 80 países, que se reportam ao Coordenador internacional Gyozo Kindelman, no brasil atualmente temos como Coordenador Nacional o Mauricio Rafael de Moraes, filho do Casal Rosalia de Moraes e Dr. Guilherme de Moraes (primeiro casal coordenador do Movimento no Brasil) que têm como ajuda um assistente internacional por Continente e também um Padre Assistente Internacional e o Padre Assistente nacional, no Brasil ja tivemos o Padre Antonio Maria.
Tanto no Brasil como no exterior todo o dia 12 de cada mês todos os Santuários se unem em 24h de oração reparadora universal. Neste dia o mundo todo clama pelas graças da Chama de Amor pedindo a conversão dos pecadores e clamando pela salvação das almas do purgatório.
A finalidade do movimento é reparar os pecados cometidos pela humanidade.
A outra bandeira do movimento é a luta pela VIDA desta forma nos unimos ao Movimento Internacional Pró-Vida no Brasil e a cantora Elba Ramalho que coordena. O movimento também faz um trabalho social com crianças órfãos da guerra. Na África, o orfanato está localizado na Republica Democrática do Congo.
Os símbolos do movimento da Chama de Amor:
A VELA – Este é o principal símbolo do movimento. Significa a luz de Cristo.
O TERÇO – Reza-se o Terço normal, acrescentando-se a jaculatória da Chama de Amor em cada Santa Maria. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores E DERRAMAI SOBRE A HUMANIDADE INTEIRA AS GRAÇAS EFICAZES DA VOSSA CHAMA DE AMOR, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE. AMÉM.
A CAPELINHA – Caminha nas famílias.
ELA É O FOGO DO AMOR E DA UNIÃO: APAGAREMOS O FOGO DO ÓDIO COM O FOGO DO AMOR.